quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Boas festas e boas Férias
Durante as férias, no entanto, vamos colocar algumas postagens novas e interessantes sobre meio ambiente, educação ambiental, agenda 21 escolar e coleta seletiva de lixo, portanto não deixe de acompanhar o blog.
Temos também nosso Twitter (siga-nos!) sempre com as novidades sobre educação, meio ambiente e sustentabilidade; e nossa comunidade no orkut.
No mais, desejamos boas festas, bom descanso e em 2010 voltaremos com força total!
Equipe ELO 21 Yonne
.
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Projeto Lixo coletivo Yonne
Objetivos gerais: Ao se trabalhar a coleta seletiva do lixo, pretende-se inserir aqueles que vivenciam esses problemas a comunidade escolar e comunidade do km 32, em uma perspectiva mais ampla dentro da temática ambiental, procurado contribuir para que esses sejam capazes de entender a questão do lixo como um problema da atualidade de modo crítico e reconhecendo em si mesmo, a necessidade de ser, um ser participativo e atuante nas questões ambientais locais.
Objetivos específicos: Sensibilizar os estudantes quanto à necessidade da separação do lixo quanto às classes de materiais como: papel, plástico, vidro, metais e lixo orgânico com o lixo, destinado-o em local adequado; Aplicar o Princípio dos 3 Erres na rotina do Colégio; Gerar debates sobre o que é o lixo dentro da cadeia de produção e sociedade de consumo capitalista, incentivando o consumo consciente; Incentivar debates sobre os impactos ambientais dos lixões; Sensibilizar a comunidade do entorno para não jogarem lixo nos terrenos baldios, nem queimar o lixo e nem jogar eles nos rios.
Metodologia: O roteiro metodológico utilizado seguira três etapas para a viabilizar a implantação da coleta seletiva no C.E. Yonne:
1)Planejamento – É a etapa inicial de estudo do projeto de coleta seletiva, que contará com o conhecimento de como se dão às relações dos estudantes e comunidade do km 32 com o lixo; as principais classes de lixo produzidas (metais, vidro, papel, etc); local de armazenamento no colégio para viabilizar a coleta seletiva; número de pessoas (estudantes, professores, funcionários e comunidade) que poderão estar envolvidas e mobilizadas no projeto.
2)Implantação – É a etapa de implantação efetiva do projeto no colégio onde serão colocadas na prática todo os estudos e planejamentos realizados na etapa de planejamento.
3)Manutenção do Projeto - O projeto que visa a coleta seletiva de lixo no Yonne, uma vez implantado, necessitará de manutenção, gerenciamento e acompanhamento da sua rotina, e balanços para se saber se estamos atingindo os nosso objetivos prioritários.
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Copenhagen 2009
A história de conferências mundiais com a temática do meio ambiente começa em 1972 em Estocolmo na Suécia. Esse encontrou levou a reunião de 113 países e várias ONGs de todo o mundo, e é considerado o marco-zero dos debates sobe meio ambiente, além de ter dado origem a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
Passados 20 anos, no Rio de Janeiro realizou-se a Rio-92 - Convenção sobre Mudança do Clima, com o intuito de discutir as questões ambientais e redução dos gases causadores do efeito estufa que causam o aquecimento global, e contou com a presença de 154 países.
A primeira Conferência das Partes (COP 1), com os países que participaram da Rio-92 aconteceu em 1994, onde foi tomada a decisão da criação até o ano de 1997 de um protocolo com metas para a redução das emissões.
Em 1997, em Kyoto no Japão mais uma conferência global deu origem ao Protocolo de Kyoto, estabelecendo um compromisso de todos os países que o assinaram a reduzirem até 2012 as emissões de gases poluentes para os níveis emitidos em 1990, a partir de 2005.
A mídia já comenta e entre os dias 7 e 18 de Dezembro estará acontecendo a 15ª Conferência das Partes (COP 15) da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Rio-92). Os países voltarão a se reunir em Copenhague para discutir como será o acordo global que vai suceder o Protocolo de Kyoto (que vence em 2012).
Esse ano cerca de 200 países estarão reunidos para o encontro, cuja pauta é a discussão das mudanças ambientais, ações de mitigação para o aquecimento global e estabelecimento de novas metas de redução das emissões de gases do efeito estufa (e esperamos que mais contundentes que as planejadas em Kyoto em 1997).
Há grandes interesses em não se reduzir as emissões de gases estufas, pois isso necessariamente implica em frear o processo de crescimento industrial e econômico dos países mais poluentes e/ou gerar gastos na pesquisa e implantação de tecnologias menos poluentes.
Vamos acompanhar de perto a COP 15 e esperar que algo efetivo seja feito para diminuir a emissão dos gases estufa e assim conseguirmos frear um pouco esse aquecimento global e as mudanças climáticas do Planeta Terra.
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
O Problema do Lixo no km 32 e Yonne
O lixo é um problema sócioambiental do Colégio e da Comunidade. A escola é muito suja e desorganizada, fator agravado pela falta de funcionários e falta de cuidado dos alunos com o patrimônio escolar. Muitas das vezes não há coleta regular de lixo no bairro, pela empresa de Limpeza Urbana. Muitos moradores inclusive queimam o lixo para evitar acúmulo.
CAUSAS:
1. Falta de educação e consciência de alunos.
2. Moradores jogam o lixo inadequadamente nas ruas, problema agravado pela não regularidade da coleta pública.
IMPACTOS:
1. Sujeira em demasia dentro da Unidade Escolar; aspecto sujo e desordenado.
2. Sujeira nas ruas; terrenos baldios (utilizados como depósitos para o lixo); queimadas (queima-se o lixo que vai acumulando, pois não há coleta regular; alta incidência de animais que atraídos pelo lixo podem trazer doenças como, por exemplo: ratos, baratas e mosquitos; poluição visual.
POSSÍVEIS SOLUÇÕES:
1. Sensibilização dos alunos quanto à necessidade da conservação do prédio; Projeto de coleta seletiva do lixo.
2. Sensibilização da comunidade para esperarem a coleta urbana. Implantar a coleta seletiva na região, para que a escola possa ser um pólo receptador de matérias que serão recolhidos por uma cooperativa.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Palestra sobre Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar
Palestra sobre Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar no Colégio Estadual Yonne Maria Siqueira de Andrade. Local: auditório do Yonne. Com Profª Bárbara C. Dias.
Segunda-feira (16/11) 19:00 às 19:30 606 EJA, 705 EJA, 805 EJA, 905 EJA, 906 EJA.
Segunda-feira (16/11) 20:00 às 20:30 1001 EJA, 1002 EJA, 1003 EJA.
Terça-feira (17/11) 19:00 às 19:30 2002 EJA e 2003 EJA.
Terça-feira (17/11) 20:00 às 20:30 3002 EJA e 3003 EJA.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Resumo da nossa Agenda 21 Escolar
ELO 21 YONNE - Agenda 21 Escolar do Colégio Estadual Yonne Maria Siqueira de Andrade
Contextualização:
O Colégio Estadual Yonne Maria Siqueira de Andrade, fundado em 1983 e se localiza no Município de Nova Iguaçu, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, no bairro do Parque São Francisco de Paula, conhecido popularmente como km 32 da Antiga Estrada Rio-São Paulo (BR 465).
O km 32 teve seu crescimento a partir de 1970, no entanto, ainda hoje muitas ruas do bairro não possuem saneamento básico. Boa parte do esgoto sanitário é destinado aos corpos hídricos da região como, por exemplo o rio Guandu-Mirim, limite entre os municípios de Nova Iguaçu e Rio de Janeiro (fig. 1). No bairro do Km 32 destaca-se a presença da Fábrica da AMBEV – Companhia de Bebida das Américas e da Estação de Tratamento de Água da CEDAE – Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro. Além da proximidade com a Área de Proteção Ambiental (APA) do Gericinó-Mendanha.
Mobilização da Comunidade:
Com o objetivo de mobilizar o maior número de estudantes, pais, funcionários e professores, a participarem da construção da Agenda 21 Escolar, foram confeccionados cartazes (figura 2) convidando a comunidade escolar a participar da primeira reunião do – Espaço Livre de Organização e Ações Socioambientais Locais – o ELO 21 Yonne.
Foi criado um “Blog” do ELO 21 Yonne
Após a primeira reunião foi proposto aos estudantes do colégio que fotografassem os principais problemas do bairro, para documentação do que eles consideravam de mais grave, para utilizarmos esse registro fotográfico, como parte do nosso diagnóstico sócioambiental.
O Jornal Mural a Voz do Yonne,reforçou a divulgação das reuniões do ELO 21 Yonne e a construção da nossa Agenda 21 Escolar, além de ser um canal de livre expressão dos estudantes.
ELO 21 Yonne:
O ELO 21 Yonne – “Espaço Livre de Organização de Ações Sócioambientais Locais” (CADEI et al, 2009), foi criado no C.E. Yonne Maria Siqueira de Andrade com o objetivo de identificar os problemas sócioambientais utilizando o método de diagnóstico participativo. Uma vez identificados, propormos coletivamente soluções para a resolvermos e/ou minimizarmos esses problemas, com ações previstas em projetos de Educação Ambiental. É composto por docentes e discentes interessados nesses projetos, direção da Unidade Escolar, funcionários e pais dos estudantes.
Diagnóstico Sócioambiental da Realidade:
O Diagnóstico sócioambiental da realidade se deu através de duas técnicas propostas por Cadei et al (2009): 1) Histórias e citações - registro de histórias locais, oralmente transmitidas durante as reuniões do ELO 21; 2) Caminhada fotográfica - diagnóstico externo feito por registro fotográfico, que possibilitou a identificação dos principais problemas e potencialidades do km 32 por imagem.
Prioridades e Metas:
Após o diagnóstico sócioambiental detectamos a presença de oito problemas e cinco potencialidades no Km 32. A partir desses resultados, foram discutidos nas Reuniões do ELO 21 Yonne, cada problema e respectivas propostas de resoluções mediante a realização de projetos de Educação Ambiental; e cada potencialidade de como poderíamos utilizá-las em nosso favor para melhoria do bairro do Km 32 e/ou como parceiros em nossos projetos.
Estabelecemos que prioritariamente o problema que merece nossa ação, é a questão do lixo no C.E. Yonne Maria Siqueira de Andrade e no Km 32. Pretendemos desenvolver o projeto LIXO COLETIVO YONNE, onde implantaremos a coleta seletiva e criaremos um ecoponto no colégio.
Créditos:
DIREÇÃO: Maria da Glória de Mello Machado, Neise Lima da Silva e Sonia Américo de Mello.
PROFESSORAS PARTICIPANTES: Bárbara de Castro Dias, Maria Claudia Cantanheide, Manuela A. Pinho, Maria Auxiliadora dos Santos, Cristiane Rebello, Jovana Mello, Mônica G. Pereira e Marise Bulamaqui.
ESTUDANTES PARTICIPANTES: Félix Freitas Junior, Jeneffer Souza da Silva, Wagner Venâncio, Anna Júlia Silva, Michael Marinho, Débora Damares, Sara Martins, Lidiane Melo, Lorranny Ramos, Davidson Luís dos Santos e Erickson A. Santos.
Agradecimentos:
Agradecemos primeiramente aos estudantes do C. E. Yonne Maria Siqueira de Andrade e acima de tudo moradores do Km 32 e bairros adjacentes, que sofrem diariamente inúmeros problemas, no entanto, ao se envolvem em projetos pioneiros como esse, passam a ser atuantes na melhoria de suas próprias condições de vida. Agradecemos também a equipe de professores participantes e Direção que cooperativamente se dispuseram a colaborar com esse projeto.
Referências:
CADEI, M. S. et al. Educação ambiental e Agenda 21 Escolar: formando elos de cidadania: livro do professor. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009. v. 01. 311 p.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Mostra final das Agendas 21 Escolares na UERJ
Além das professoras Bárbara e Maria Claudia e alunos cursistas Felix e Jeneffer, tivemos a presença da professora Marcia, Diretora Sonia, além dos alunos que partcipam do ELO 21 Yonne. Veja as fotos abaixo:
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Reciclagem
Para compreendermos a reciclagem, é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras, sendo a mais simples separar o lixo orgânico do inorgânico (lixo molhado/ lixo seco).
Na natureza nada se perde. Seres vivos chamados decompositores "comem" material sem vida ou em decomposição. Eles dividem a matéria para que ela possa ser reciclada e usada de novo. Esse é o chamado material biodegradável. Quando um animal morre, ele é reciclado pela natureza. Quando um material é dividido em pequenas peças, as bactérias e fungos, os mais importantes decompositores, já podem trabalhar.
A decomposição aeróbia é mais completa que a anaeróbia por gerar gás carbônico, vapor de água e os sais minerais, substâncias indispensáveis ao crescimento de todos os vegetais, o qual gera o húmus, ótimo adubo para o solo.
No processo anaeróbio, são gerados os gases (metano e sulfídrico), que causam um odor desagradável; a decomposição anaeróbia produz um líquido escuro denominado chorume (líquido com grande quantidade de poluentes) encontrado normalmente no fundo das latas de lixo. Este chorume é o principal causador da contaminação dos rios e do lençol freático.
A reciclagem traz os seguintes benefícios:
* Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar.
* Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população.
* Prolonga a vida útil de aterros sanitários.
* Melhora a produção de compostos orgânicos.
* Gera empregos para a população não qualificada.
* Gera receita com a comercialização dos recicláveis.
* Estimula a concorrência, uma vez que produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens.
* Contribui para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.
No Brasil, seria importante que as pequenas e médias empresas recicladoras tivessem apoio financeiro e tecnológico para melhorar suas tecnologias de reciclagem, pois assim estariam contribuindo na geração de empregos, na diminuição de lixo e na produção de produtos de melhor qualidade com tecnologia "limpa".
A grande solução para os resíduos sólidos é aquela que prevê a máxima redução da quantidade de resíduos na fonte geradora. Quando os resíduos não podem ser evitados, deverão ser reciclados por reutilização ou recuperação, de tal modo que seja o mínimo possível o que tenha como destino final os aterros sanitários.
A reciclagem surgiu como uma maneira de reintroduzir no sistema uma parte da matéria (e da energia), que se tornaria lixo. Assim desviados, os resíduos são coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de bens, os quais eram feitos anteriormente com matéria prima virgem. Dessa forma, os recursos naturais ficam menos comprometidos.
Fonte: http://verdinhos.ning.com/
sábado, 24 de outubro de 2009
Clickarvore
O que é o clickarvore ?
O clickarvore é um programa de reflorestamento com espécies nativas da Mata Atlântica pela Internet. Cada click corresponde ao plantio de uma árvore, custeado por empresas patrocinadoras, e agora também pela própria sociedade civil através de uma nova ferramenta de e-commerce..
De quem é a iniciativa ?
O clickarvore é uma parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica, o Instituto Ambiental Vidágua e o Grupo Abril, com o apoio de empresas patrocinadoras.
Como funciona ?
A Fundação SOS Mata Atlântica, o Instituto Ambiental Vidágua e o Grupo Abril unem seus esforços neste Programa para captar recursos e convertê-los em árvores com a ajuda da Internet. Para cada click, uma árvore será plantada. Assim, pretendemos mudar o atual quadro de devastação da Mata Atlântica.
Quais os objetivos do clickarvore ?
· Apoiar iniciativas locais de recuperação de áreas, fornecendo mudas de árvores nativas e informações técnicas adequadas;
· Fomentar a produção de mudas e a coleta de sementes florestais das espécies nativas da Mata Atlântica;
· Recuperar áreas de preservação permanente, controlando os processos erosivos e de assoreamento dos corpos d’água;
·Mobilizar a sociedade civil para participar de projetos de reflorestamento;
· Apoiar a formação de corredores biológicos entre as diferentes ilhas de remanescentes florestais;
· Gerar empregos em viveiros florestais e propriedades rurais durante os plantios;
· Capacitar técnicos, agentes comunitários, professores e instituições sobre técnicas de reflorestamento, microbacias, produção de mudas e manejo adequado de áreas replantadas;
· Promover a educação ambiental;
Qual a importância deste programa no controle de erosões e assoreamento de rios?
Com o reflorestamento, reduzimos o sério problema da perda de terra por meio de erosões. Estima-se que 80% do Estado de São Paulo esteja sofrendo processos erosivos acima dos limites toleráveis, causando perdas de 194 milhões de toneladas de terra por ano, sendo que até 45 milhões de toneladas/ano chegam aos mananciais na forma de assoreamentos (BELLINAZZI JR R. Et alli.).
Geralmente toda esta terra caminha através de contínuos processos erosivos para dentro de recursos hídricos (reservatórios hidrelétricos, mananciais e demais corpos d’água), acelerando o assoreamento. Este problema pode ser minimizado com reflorestamentos em áreas de
preservação permanente, incentivados através deste programa.
Qual a importância deste programa no combate ao efeito estufa?
Um dos maiores problemas ambientais da atualidade é o aquecimento global, também conhecido como efeito estufa, provocado pelo lançamento de 7 bilhões de toneladas/ano de gás carbônico na atmosfera, resultado da queima de combustíveis e de outras atividades humanas.
O plantio de árvores é hoje uma das melhores soluções para amenizar o problema, uma vez que durante a fotossíntese as árvores transformam o gás carbônico do ar em alimento, seqüestrando-o da atmosfera.
Com a implantação da Convenção de Mudanças Climáticas e com o Protocolo de Kyoto, cresce a demanda pela implantação de projetos capazes de promover o seqüestro do carbono atmosférico.
Qual a importância deste programa na formação de corredores ecológicos?
Com os desmatamentos, animais e plantas vivem isolados em pequenas manchas de florestas cercadas por cidades e plantações.
Os corredores ecológicos promovem a conexão entre os diferentes remanescentes florestais, a fim de proteger a biodiversidade, permitindo o cruzamento de indivíduos entre populações diferentes da mesma espécie, possibilitando ainda o próprio enriquecimento das áreas recuperadas.
Como receber as mudas?
Os proprietários de terras interessados em receber as mudas doadas pelo Clickarvore devem efetuar um cadastro através do link Inscreva seu Projeto, se os dados estiverem de acordo com os parâmetros do Programa será solicitado o envio de um projeto e a assinatura de um contrato, onde o proprietário assume o compromisso de zelar pelo material doado. Formalizado o contrato, as mudas serão disponibilizadas para retirada no viveiro indicado pelo Programa.
Quem vai plantar as mudas ?
Os plantios são executados diretamente pelos proprietários que devem retirar as mudas no viveiro cadastrado indicado pelo Programa.
Onde as árvores são plantadas ?
O Programa visa o plantio de mudas de espécies nativas de Mata Atlântica em áreas degradadas dos 17 Estados, entre o Rio Grande do Norte e o Rio Grande do Sul, que compõem este bioma.
Quais árvores são plantadas ?
Todas as árvores plantadas são nativas da Mata Atlântica, identificadas em trabalhos e estudos científicos, como por exemplo, o ipê, a peroba, o ingá, o palmito juçara, o angico, o jequitibá-rosa, o guarantã, o pau-marfim, a aroeira, o cedro entre outras espécies. Para acompanhar alguns plantios, acesse o link Projetos em Andamento.
O reflorestamento busca auxiliar no processo de recuperação da floresta através do plantio de espécies nativas, preferencialmente de caráter regional, de forma a ampliar as possibilidades de manutenção das florestas. Para tanto são determinadas certas prioridades, como a recuperação de recursos hídricos e manutenção de biodiversidade, de forma a aumentar a eficiência do processo.
Cada uma destas prioridades é então atendida através de plantios em áreas estratégicas que possibilitem maior êxito na manutenção dos fatores ambientais. No caso de recursos hídricos, por exemplo, são priorizadas as Matas Ciliares, quecrescem ao redor de corpos d’água, auxiliando na manutenção da quantidade e qualidade da água. Para auxiliar na manutenção da biodiversidade são priorizadas a ampliação de fragmentos florestais e a criação de corredores ecológicos, que ligam um fragmento ao outro. Outras áreas prioritárias incluem APPs (Áreas de Preservação Permanente), habitats específicos de certas espécies ameaçadas, zonas de amortecimento (em volta de Unidades de Conservação), entre outras.
hoje eles tem mais de 22.414.373 arvores doadas.
faça sua parte doe um arvore basta clicar.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
A carta da Terra.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Apresentação da Agenda 21 Escolar e Projetos na UERJ 03/11/2009
Estaremos levando nossa Agenda escrita coletivamente durante as reuniões do ELO 21 Yonne para a mostra final, juntamente com os professores e estudantes cursistas; direção e estudantes que participam das reuniões do ELO 21.
Copy this code to your website to display this banner!
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Educação Ambiental e a Interdisciplinaridade
Ao desenvolvermos Projetos de Educação Ambiental há de se ter uma reflexão dos processos históricos, culturais, políticos e ecologicos que levaram a formação do problema analisado. Assim temos a possibilidade de uma visão mais integradora e melhora na compreensão das questões socioambientais.
Os atuais problemas ambientais tiveram todo um processo histórico de formação e foi e continua sendo, influenciado pela cultura e pelos direcionamentos políticos.
Por isso a importância de que os projetos em Educação Ambiental sejam interdisciplinares, para uma abordagem de todas as áreas de conhecimento, nas questões a serem analisadas e trabalhadas durante os projetos.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Desenvolvimento sustentável e suas outras Dimensões.
No entanto, o discurso clássico de Desenvolvimento Sustentável parte do princípio que é possível o desenvolvimento e conservação do meio ambiente, mesmo que isto possa soar contraditório. Isto seria conseguido no planejamento de novas etapas desse desenvolvimento, e não sobre projetos que já se realizam a um custo não sustentável. Até aí tudo “muito bonito”, mas esse “discurso verde” acaba mascarando a verdadeira face desse tipo de Desenvolvimento Sustentável que é continuar o Desenvolvendo econômico, tecnológico, expansão de fronteiras agrícolas entre outras ganâncias do mundo capitalista e em troca disso trazer pequenas benesses ambientais, o que serve de engodos aqueles mais desavisados... E que continuam fielmente acreditando que está se fazendo alguma coisa pelo meio ambiente.
Acredito que para se chegar num futuro, nem tão longínquo sem que se esgote o meio ambiente, é importante que o desenvolvimento sustentável seja implementado também nas dimensões econômicas, políticas, administrativas e socioambientais para que o Desenvolvimento Sustentável deixe de ser apenas mais um belo discurso, e traga de fato o desenvolvimento econômico, equitabilidade social e equilíbrio ecológico.
sábado, 3 de outubro de 2009
Sites sobre desaparecidos:
Secretaria Especial dos Direitos Humanos - Desaparecidos
ONG Goodangels
A CNPD permite que nos coloquemos nos sites de relacionamento e blogs, anuncios sobrer crianças desaparecidas, faça a sua parte.
Pra colocar as fotos no seu blog, escolha o tipo e copie o código correspondente dentro do HTML do seu blog, post ou recado(scrap) do orkut.
Pode ficar tranquilo não vai "zoar" seu blog, não fica lerdo (é só 1 flash com poucas e pequenas fotos) e tb não vou alterar nada q possa te atrapalhar. Tem versão pequena, dá pra colocar num cantinho do seu blog sossegado! :D
Explicação + detalhada para inserir no Blogger:
- Vá No seu painel do Blogger
- clique em Layout
- depois em Elementos da página
- Vá em Adicionar um Gadget
- escolha HTML/javascript
- Coloque um título
- cole o código do banner que você quer
Horizontais:
(versão pequena)
DESAPARECIDOS: Clique aqui e coloque no seu Blog!
DivulgandoDesaparecidos.org
Pequeno:
Médio:
Grande:
Verticais
(versão pequena)
DESAPARECIDOS: Clique aqui e coloque no seu Blog!
Divulgando
Desaparecidos
.org
Pequeno:
Médio:
Grande:
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Elo 21, Agenda 21 e Educação Ambiental
O ELO 21 Yonne é o Espaço Livre de Organização de Ações Sócio-Ambientais Locais, criado com o principal objetivo de coletivamente identificar problemas sócio-ambientais e propor soluções.
O que é Agenda 21 Escolar?
É uma Agenda de compromissos que a escola assume para agir na comunidade escolar e Km 32 de acordo com as necessidades locais. Trata-se de uma lista de ações, com metas, recursos e responsabilidades definidas. Estimula a prática da cidadania e participação coletiva.
O que é Educação Ambiental?
É a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, socioecônomico e cultural, sob o enfoque da sustentabilidade
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Reunião com Diretora e Professoras Bárbara e Maria Claudia
No entanto, foi MUITO produtiva, pois abrimos diálogos entre a direção e nós professoras que estamos encabeçado essa confecção da Agenda 21 do Yonne e o Projeto de Coleta seletiva o: “Projeto Lixo Coletivo Yonne".
Conseguimos conversar com ela sobre as nossas ideias e mostrar a Agenda 21 do Yonne (já finalizada) e o Projeto que começamos a escrever. Chegamos a conclusões positivas dentre elas que temos que ampliar o espectro de ação das nossas Reuniões do ELO 21 e fazer uma divulgação bem massiva dos documentos da Agenda 21 do Yonne e o Primeiro Projeto de Ação de Intervenção em Educação Ambiental.
Boa Sorte a nós!
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Reunião dia 24/09
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Jornal Mural a Voz do Yonne 2ª Edição (on line)
Equipe do Jornal Mural A Voz do Yonne
O jornal mural terá três sessões:
1ª No Editorial comentaremos sobre as principais notícias da escola e da comunidade do km 32.
2ª Na seção Reportagem, falaremos sobre a Greve dos Professores Estaduais.
3ª Nesta seção teremos curiosidades como:
Você sabia? Comunicará aos alunos assuntos que não são muito divulgados. Nesta edição abordaremos a Lei que garante o Transporte Gratuito a Estudantes de Escola Pública.
Saúde. Irá falar sobre as doenças mais comuns na comunidade. Nesta Edição falaremos da Gripe Suína.
Voz dos alunos: É um espaço para alunos se comunicarem livremente e expressar comentários.
Equipe do Jornal Mural A Voz do Yonne:
Editor-Chefe: Felix Freitas Jr. – Turma 1003.
Coordenadoras: Profª Bárbara C. Dias e Profª Maria Claudia.
Projeto Gráfico e Arte: Profª Marise.
Logomarca: Lorranny Ramos – Turma 703.
Repórter: Davidson Luis Dos Santos – Turma 903
Editores: Jennifer Da Silva – Turma 802, Wagner Venâncio – Turma 903, Anna Julia Silva – Turma 703, Michael Marinho – Turma 903, Débora Damares – Turma 604, Sara Martins – Turma 804, Lidiane Melo – Turma 703.
Revisão de Texto: Profª Bárbara.
Local de Impressão: Sala de Leitura
Contatos:
Jornal Mural: a_voz_do_yonne@hotmail.com
Profª Bárbara: barbara.dcd@hotmail.com
Felix Freitas Jr.: felix_junior_1993@hotmail.com
Mais informações: http://yonne-elo21.blogspot.com
REPORTAGEM: PROFESSORES DO ESTADO ENTRARAM EM GREVE
(Por Félix Freitas Jr.)
Os Professores do Estado entraram em greve na quinta-feira três de Setembro, o motivo da greve foi o envio a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) do projeto de lei 2474/09 que previa a incorporação da gratificação Nova Escola ao salário base dos professores que atualmente é de R$: 540,00 líquidos (já com desconto). Essa incorporação seria em 6 anos, mas redução do aumento entre os níveis que ocorrem de cinco em cinco anos de 12% para 7,5%. Os professores ainda não recebem auxilio: vale transporte e alimentação; E os computadores que aparentemente foram dados para os professores pelo Governo, não foram dados e sim emprestados, quando o Governo bem quiser pode pegar os computadores de volta dos professores.
Por esse motivo, os Professores dos Estados entraram em Greve e fizeram passeatas e manifestações. Houve muita confusão no dia oito de Setembro em frente a ALERJ, A Policia foi chamada e houve correria, com alguns professores foram presos e outros feridos sem gravidade, com balas de borracha e bombas de efeito moral. Após quase duas semanas de greve no Estado os professore retornaram as aulas, na Terça-feira dia 15 de Setembro. Embora a lei não tenha sido aprovada, os 12% entre os níveis foram mantidos, mas a incorporação total da gratificação será somente em 2015.
Você Sabia? ÔNIBUS PARA ALUNOS DE TODAS AS ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
(Por Félix Freitas Jr.)
Hoje em dia muitos alunos pegam ônibus para vir à escola e voltar para suas casas, com uma lei, que nunca poderá ser desaprovada.
Porém, muitos motoristas de ônibus não seguem essa lei, por esse motivo colocarei para que vocês saibam seu direito de estudante.
Como funciona essa Lei?
Diz a lei: É permitido aluno de 1ª e 2ª grau, de escola publica, municipais, estaduais e federais, portadores de carteira de identidade estudantil (Caderneta ou RioCard Escolar) e uniformizados.
Lei Estadual nº 3.339 de 29 de dezembro de 1999.
Essa lei também vale em transportes alternativos como Vans e Kombi legalizadas que podem transportar até 2 passageiros com gratuidade: Idosos, portadores de necessidade especais e estudantes. Essa lei vale também para ônibus das empresas: Ponte Coberta, Gloria, Real Rio e Expresso.
OBS. Essa Lei só dispõe o direito se houver vagado na frente do ônibus ou transporte alternativo.
Essas empresas passam na nossa comunidade e nos leva para fora dela. Faça valer o seu direito de estudante.
Não é esmola que os donos das empresas estão nos oferecendo com gratuidade na passagem. A passagem é cara, já visando que parte desse dinheiro é para cobrir o dever deles, na lei dos estudantes, idosos, portadores de necessidade especiais e gestantes, principalmente na baixada onde a passagem pode chegar até R$: 5,50.
SAÚDE: GRIPE SUÍNA – INFLUENZA A - H1N1.
(Por Félix Freitas Jr.)
A Gripe Suína ou Influenza A - H1N1, é transmitida por conversa, contado direto ou indireto. Essa doença tem causado várias vítimas em todo o país, os sintomas são os mesmos da gripe comum, porém mais forte. Se você apresentar, dor de cabeça, febre, tosse com secreção e cansaço procure imediatamente um posto de saúde, com seus documentos e uma máscara para respirar, caso você não tenha a doença não corre o risco de pegar nos postos.
Como se Prevenir?
Lavando bem as mãos com água e sabão, ao tossir e espirar cubra o rosto com o antebraço ou toalhinha pessoal, na escola lavar as mãos ao chegar com álcool gel que esta disponível para os alunos, não compartilhar materiais escolares.
Se na escola você apresentar os sintomas de: dor de cabeça, febre, tosse com secreção e cansaço, procure a direção e peça uma licença doença.
Faça sua parte para banirmos essa gripe que pode ter uma grande redução com a chegada do verão.
A VOZ DOS ALUNOS: VOCÊ ACHA QUE DEVERIA HAVER POLICIAMENTO NAS PORTAS DAS ESCOLAS DO KM 32?
(Por Felix Freitas Jr.)
Responda essa questão em uma urna que será colocada no refeitório dia 21 de Setembro a partir das 9:00.
Com resposta:
Sim, deveria ou Não, deveria.
________________________________________________________________________
[Edição fechada e publicada no dia 17/09/2009 - Durante a Reunião do ELO 21 Yonne]
Jornal Mural Impresso em Mural Externo à Sala de Leitura.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Reunião do dia 17/09
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
GREVE NA REDE ESTADUAL
Sou Professora do Estado do Rio de Janeiro e assim como os demais colegas, nós conseguimos depois de uma mobilização muito bonita enfrentando bombas e cacetadas pressionar o Governo a aprovar um substitutivo ao Projeto de
Lei 2474/09 que reduziria o interstício de 12% entre níveis do nosso Plano de Carreiras para 7,5%. Os 12% foram mantidos, mas o parcelamento da Gratificação Nova Escola continua até 2015, assim como a não inclusão dos nossos colegas Professores docentes de 40 horas e funcionários administrativos e de apoio.
Venho então, mais uma vez informar a desesperadora situação dos p
rofissionais da educação que irão amargar até 2015 para uma obterem uma melhora salarial irrisória. Não vi ganho real nenhum a classe até agora. Mantivemos algo que já era nosso os 12%. Eu nem sonhava em ser professora quando em 1989 a classe conseguiu esse direito, mas tive que lutar na Terça-feira (08/08) passada até contra a PM para mantê-lo.
Em Assembléia Geral dos Profissionais realizada no dia 10/09 foi manti
da a GREVE até que o Governo do Estado atenda às reivindicações da categoria de inclusão dos profissionais que trabalham em regime de 40 horas e dos funcionários administrativos no plano de carreira e de incorporar ainda neste mandato do então Governador Cabral a gratificação do Nova Escola.
Será realizado mais uma vez um Ato Público na ALERJ n
o dia 15/09 às 14:00 pela incorporação do Nova Escola até o final do mandato do Sérgio Cabral e Inclusão dos Professores e funcionários no Plano de Carreiras.
Por esse motivo, por hora, não estou participando das reuniões do
ELO 21 Yonne, coisa que vinha fazendo anteriormente com muita boa vontade todas as Quintas-feiras com os alunos e professores do Colégio Yonne Maria Siqueira de Andrade. Até que esta situação se reestabeleça e esta GREVE acabe eu não volto.
Antes de encerrar esse comunicado digo, que gostaria muito mais de
estar dentro de sala de aula e desenvolvendo os projetos dos quais eu faço parte nos Colégios onde eu trabalho, pois a vida de GREVISTA é bem mais cansativa e perigosa (veja o vídeo no YouTube e foto abaixo)...
http://www.youtube.com/watch?v=PBpzoWEMXUc
Mas é um DIREITO meu com a GREVE dizer NÃO CONCORDO COM ISSO TUDO QUE ESTÃO NOS FAZENDO!
Cordialmente,
Professora Bárbara de Castro Dias
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Carta aberta a População do Rio de Janeiro
A princípio, não foi dito o valor do salário do professor estadual, que é de apenas R$ 607,26. A população deve imaginar que recebemos alguma ajuda extra, como vale transporte, vale refeição, que qualquer empresa é obrigada a pagar a seu funcionário. Porém, não é isso o que acontece: não recebemos estes benefícios que são direitos de todo o trabalhador e ainda temos o desconto previdenciário de 11%, recebendo um salário líquido de aproximadamente R$ 540,00.
O Governo faz propagandas na televisão dizendo que deu laptops para todo professor, mas na verdade, estes laptops foram adquiridos pelo sistema de comodato, ou seja, estes equipamentos são emprestados pelo governo que, quando bem entender, pode pedir os mesmos de volta. Atualmente, observamos a climatização das salas de aula, onde o Governo aluga os aparelhos e ainda terá um consumo absurdo de energia elétrica.
A incorporação do Nova Escola, se dará até 2015, em 7 parcelas. O governador já se considera reeleito. Existem casos de professores que receberão no ano que vem, segundo este projeto, um aumento de R$ 2,47 Isso mesmo, talvez não dê para pagar uma passagem com o valor deste aumento em 2010. Um outro ponto é o grande número de pedidos de exoneração de professores, estima-se que seja aproximadamente 30 por dia! Não existem condições de trabalho e isso nos incomoda.
Contudo, o que mais nos deixa indignados, é a carta compromisso enviada a nossos lares onde o mesmo governador empenha sua palavra e agora se esquece de tudo aquilo que prometeu. As promessas são:
Promessa 1 - Reposição das perdas dos últimos 10 anos.
Resultado - Reajuste de 4% e mais 8% de uma perda de mais de 70%.
Promessa 2 - Manutenção do atual plano de carreira e inclusão dos professores de 40h.
Resultado - Não só manteve o professor 40h de fora do plano como diminuiu as diferenças entre níveis de 12% para 7,5%.
Promessa 3 - Fim da política da gratificação Nova Escola e incorporação do valor da gratificação ao piso salarial.
Resultado - Esqueceu de avisar que seria em 7 anos e sem reposição da inflação.
Promessa 4 - "A secretaria de Estado de Educação do meu governo terá como titular pessoa com histórico na área de educação e vínculos com o magistério."
Resultado - A atual titular da pasta é da área de computação, burocrata sem passagem pelo magistério.
Agradecemos imensamente a atenção
Professores do Estado do Rio de Janeiro