ELO 21 YONNE - Agenda 21 Escolar do Colégio Estadual Yonne Maria Siqueira de Andrade
Contextualização:
O Colégio Estadual Yonne Maria Siqueira de Andrade, fundado em 1983 e se localiza no Município de Nova Iguaçu, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, no bairro do Parque São Francisco de Paula, conhecido popularmente como km 32 da Antiga Estrada Rio-São Paulo (BR 465).
O km 32 teve seu crescimento a partir de 1970, no entanto, ainda hoje muitas ruas do bairro não possuem saneamento básico. Boa parte do esgoto sanitário é destinado aos corpos hídricos da região como, por exemplo o rio Guandu-Mirim, limite entre os municípios de Nova Iguaçu e Rio de Janeiro (fig. 1). No bairro do Km 32 destaca-se a presença da Fábrica da AMBEV – Companhia de Bebida das Américas e da Estação de Tratamento de Água da CEDAE – Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro. Além da proximidade com a Área de Proteção Ambiental (APA) do Gericinó-Mendanha.
Mobilização da Comunidade:
Com o objetivo de mobilizar o maior número de estudantes, pais, funcionários e professores, a participarem da construção da Agenda 21 Escolar, foram confeccionados cartazes (figura 2) convidando a comunidade escolar a participar da primeira reunião do – Espaço Livre de Organização e Ações Socioambientais Locais – o ELO 21 Yonne.
Foi criado um “Blog” do ELO 21 Yonne
Após a primeira reunião foi proposto aos estudantes do colégio que fotografassem os principais problemas do bairro, para documentação do que eles consideravam de mais grave, para utilizarmos esse registro fotográfico, como parte do nosso diagnóstico sócioambiental.
O Jornal Mural a Voz do Yonne,reforçou a divulgação das reuniões do ELO 21 Yonne e a construção da nossa Agenda 21 Escolar, além de ser um canal de livre expressão dos estudantes.
ELO 21 Yonne:
O ELO 21 Yonne – “Espaço Livre de Organização de Ações Sócioambientais Locais” (CADEI et al, 2009), foi criado no C.E. Yonne Maria Siqueira de Andrade com o objetivo de identificar os problemas sócioambientais utilizando o método de diagnóstico participativo. Uma vez identificados, propormos coletivamente soluções para a resolvermos e/ou minimizarmos esses problemas, com ações previstas em projetos de Educação Ambiental. É composto por docentes e discentes interessados nesses projetos, direção da Unidade Escolar, funcionários e pais dos estudantes.
Diagnóstico Sócioambiental da Realidade:
O Diagnóstico sócioambiental da realidade se deu através de duas técnicas propostas por Cadei et al (2009): 1) Histórias e citações - registro de histórias locais, oralmente transmitidas durante as reuniões do ELO 21; 2) Caminhada fotográfica - diagnóstico externo feito por registro fotográfico, que possibilitou a identificação dos principais problemas e potencialidades do km 32 por imagem.
Prioridades e Metas:
Após o diagnóstico sócioambiental detectamos a presença de oito problemas e cinco potencialidades no Km 32. A partir desses resultados, foram discutidos nas Reuniões do ELO 21 Yonne, cada problema e respectivas propostas de resoluções mediante a realização de projetos de Educação Ambiental; e cada potencialidade de como poderíamos utilizá-las em nosso favor para melhoria do bairro do Km 32 e/ou como parceiros em nossos projetos.
Estabelecemos que prioritariamente o problema que merece nossa ação, é a questão do lixo no C.E. Yonne Maria Siqueira de Andrade e no Km 32. Pretendemos desenvolver o projeto LIXO COLETIVO YONNE, onde implantaremos a coleta seletiva e criaremos um ecoponto no colégio.
Créditos:
DIREÇÃO: Maria da Glória de Mello Machado, Neise Lima da Silva e Sonia Américo de Mello.
PROFESSORAS PARTICIPANTES: Bárbara de Castro Dias, Maria Claudia Cantanheide, Manuela A. Pinho, Maria Auxiliadora dos Santos, Cristiane Rebello, Jovana Mello, Mônica G. Pereira e Marise Bulamaqui.
ESTUDANTES PARTICIPANTES: Félix Freitas Junior, Jeneffer Souza da Silva, Wagner Venâncio, Anna Júlia Silva, Michael Marinho, Débora Damares, Sara Martins, Lidiane Melo, Lorranny Ramos, Davidson Luís dos Santos e Erickson A. Santos.
Agradecimentos:
Agradecemos primeiramente aos estudantes do C. E. Yonne Maria Siqueira de Andrade e acima de tudo moradores do Km 32 e bairros adjacentes, que sofrem diariamente inúmeros problemas, no entanto, ao se envolvem em projetos pioneiros como esse, passam a ser atuantes na melhoria de suas próprias condições de vida. Agradecemos também a equipe de professores participantes e Direção que cooperativamente se dispuseram a colaborar com esse projeto.
Referências:
CADEI, M. S. et al. Educação ambiental e Agenda 21 Escolar: formando elos de cidadania: livro do professor. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009. v. 01. 311 p.
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