Projetos de Educação ambiental devem estar relacionados à tomada de consciência e de reflexões críticas necessárias a uma ação transformadora e integrativa devem ser desenvolvidos em longo prazo e de forma permanente, com finalidade de sensibilizar e transformar a comunidade (nota-se que mencionamos comunidade, pois a Educação Ambiental deve ser extrapolada para além dos muros da escola) envolvida em pessoas capazes de mudar posturas individuais, afinal os envolvidos deverão se tornar multiplicadores das idéias lançadas no decorrer do processo. Portanto, não deve se limitar a iniciativas pontuais muito observadas nos projetos que vêm sendo realizados nas atuais práticas pedagógicas do Colégio Estadual Yonne Maria Siqueira de Andrade.
Um Efetivo Projeto de Educação Ambiental é de difícil implantação, pois além dos pontos relacionados acima, requer indivíduos capacitados a entender todas as dimensões dos problemas ambientais, de tomar decisões e, principalmente, de agir pensando no coletivo e não individualmente.
Tentando modificar este status quo, que numa parceria então inédita entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) por meio do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (Departamento de Ensino de Ciências e Biologia/ Núcleo de Ensino e Pesquisa em Ciências, Biologia e Ambiente a Distância); do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável; e da Fundação CECIERJ para a utilização das tecnologias de Educação à Distância, que a Secretaria de Estado do Ambiente; a Secretaria de Estado de Educação; e Secretaria e Estado de Ciência e Tecnologia se propuseram a capacitar 1000 professores e profissionais da Educação Básica (Ensino Médio) e 1000 estudantes da rede pública estadual para o planejamento e o desenvolvimento de Agendas 21 Escolares e projetos de intervenção em Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar.
Como resultado espera-se obter além da capacitação de professores e alunos a produção de 500 Agendas 21 Escolares que considerem as características e necessidades do entorno da unidade escolar e da Bacia Hidrográfica em que estão inseridas, juntamente com a elaboração e desenvolvimento de quinhentos projetos de intervenção que considerem as questões destacadas nas Agendas 21 Escolares.
Para se conseguir estes objetivos, uma das metas é a criação de um Espaço Livre de Organização de Ações Sócio-Ambientais Locais (ELO-21) em cada uma das unidades escolares participantes do curso visando garantir ao grupo responsável pela Agenda 21 Escolar um espaço físico ou virtual que facilite a elaboração e a implementação das suas propostas. Este blog se insere nesta parte virtual e tem como objetivo de registrar e divulgar as ações e implantação do Espaço Livre de Organização de Ações Sócio-ambientais - ELO 21 do C.E. Estadual Yonne Maria Siqueira de Andrade. Será também um canal para comunicar os dias e horários das reuniões, atas, futuros compromissos e ações do grupo de alunos, professores e comunidade escolar envolvida.
Um Efetivo Projeto de Educação Ambiental é de difícil implantação, pois além dos pontos relacionados acima, requer indivíduos capacitados a entender todas as dimensões dos problemas ambientais, de tomar decisões e, principalmente, de agir pensando no coletivo e não individualmente.
Tentando modificar este status quo, que numa parceria então inédita entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) por meio do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (Departamento de Ensino de Ciências e Biologia/ Núcleo de Ensino e Pesquisa em Ciências, Biologia e Ambiente a Distância); do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável; e da Fundação CECIERJ para a utilização das tecnologias de Educação à Distância, que a Secretaria de Estado do Ambiente; a Secretaria de Estado de Educação; e Secretaria e Estado de Ciência e Tecnologia se propuseram a capacitar 1000 professores e profissionais da Educação Básica (Ensino Médio) e 1000 estudantes da rede pública estadual para o planejamento e o desenvolvimento de Agendas 21 Escolares e projetos de intervenção em Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar.
Como resultado espera-se obter além da capacitação de professores e alunos a produção de 500 Agendas 21 Escolares que considerem as características e necessidades do entorno da unidade escolar e da Bacia Hidrográfica em que estão inseridas, juntamente com a elaboração e desenvolvimento de quinhentos projetos de intervenção que considerem as questões destacadas nas Agendas 21 Escolares.
Para se conseguir estes objetivos, uma das metas é a criação de um Espaço Livre de Organização de Ações Sócio-Ambientais Locais (ELO-21) em cada uma das unidades escolares participantes do curso visando garantir ao grupo responsável pela Agenda 21 Escolar um espaço físico ou virtual que facilite a elaboração e a implementação das suas propostas. Este blog se insere nesta parte virtual e tem como objetivo de registrar e divulgar as ações e implantação do Espaço Livre de Organização de Ações Sócio-ambientais - ELO 21 do C.E. Estadual Yonne Maria Siqueira de Andrade. Será também um canal para comunicar os dias e horários das reuniões, atas, futuros compromissos e ações do grupo de alunos, professores e comunidade escolar envolvida.
Leonardo é ex aluno da escola....e pediu para divulgar o site
ResponderExcluirwww.portal32.com.br
Já está divulgado na sessão PARCERIAS, no pé do blog. Vou ver a possibilidade dele divulgar o nosso também!!
ResponderExcluirgostei do blog, ficou legal...
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