sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Projeto Lixo coletivo Yonne

Introdução: O Colégio Estadual Yonne Maria Siqueira de Andrade se localiza no Município de Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, bairro do Parque São Francisco de Paula, popularmente conhecido como o km 32 da Antiga Estrada Rio São Paulo (BR 465). A partir do Diagnóstico Sócioambiental realizado com a comunidade escolar foi detectado, que o lixo é um grave problema no colégio e na comunidade do Km 32 e tema prioritário na implantação de um Projeto de Intervenção de Educação Ambiental.

Objetivos gerais: Ao se trabalhar a coleta seletiva do lixo, pretende-se inserir aqueles que vivenciam esses problemas a comunidade escolar e comunidade do km 32, em uma perspectiva mais ampla dentro da temática ambiental, procurado contribuir para que esses sejam capazes de entender a questão do lixo como um problema da atualidade de modo crítico e reconhecendo em si mesmo, a necessidade de ser, um ser participativo e atuante nas questões ambientais locais.

Objetivos específicos: Sensibilizar os estudantes quanto à necessidade da separação do lixo quanto às classes de materiais como: papel, plástico, vidro, metais e lixo orgânico com o lixo, destinado-o em local adequado; Aplicar o Princípio dos 3 Erres na rotina do Colégio; Gerar debates sobre o que é o lixo dentro da cadeia de produção e sociedade de consumo capitalista, incentivando o consumo consciente; Incentivar debates sobre os impactos ambientais dos lixões; Sensibilizar a comunidade do entorno para não jogarem lixo nos terrenos baldios, nem queimar o lixo e nem jogar eles nos rios.

Metodologia: O roteiro metodológico utilizado seguira três etapas para a viabilizar a implantação da coleta seletiva no C.E. Yonne:

1)Planejamento – É a etapa inicial de estudo do projeto de coleta seletiva, que contará com o conhecimento de como se dão às relações dos estudantes e comunidade do km 32 com o lixo; as principais classes de lixo produzidas (metais, vidro, papel, etc); local de armazenamento no colégio para viabilizar a coleta seletiva; número de pessoas (estudantes, professores, funcionários e comunidade) que poderão estar envolvidas e mobilizadas no projeto.
2)Implantação – É a etapa de implantação efetiva do projeto no colégio onde serão colocadas na prática todo os estudos e planejamentos realizados na etapa de planejamento.
3)Manutenção do Projeto - O projeto que visa a coleta seletiva de lixo no Yonne, uma vez implantado, necessitará de manutenção, gerenciamento e acompanhamento da sua rotina, e balanços para se saber se estamos atingindo os nosso objetivos prioritários.

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