quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Desenvolvimento sustentável e suas outras Dimensões.

O conceito de Desenvolvimento Sustentável é baseado no desenvolvimento que satisfaça as necessidades das gerações presentes, sem afetar a capacidade das gerações futura.
No entanto, o discurso clássico de Desenvolvimento Sustentável parte do princípio que é possível o desenvolvimento e conservação do meio ambiente, mesmo que isto possa soar contraditório. Isto seria conseguido no planejamento de novas etapas desse desenvolvimento, e não sobre projetos que já se realizam a um custo não sustentável. Até aí tudo “muito bonito”, mas esse “discurso verde” acaba mascarando a verdadeira face desse tipo de Desenvolvimento Sustentável que é continuar o Desenvolvendo econômico, tecnológico, expansão de fronteiras agrícolas entre outras ganâncias do mundo capitalista e em troca disso trazer pequenas benesses ambientais, o que serve de engodos aqueles mais desavisados... E que continuam fielmente acreditando que está se fazendo alguma coisa pelo meio ambiente.
Acredito que para se chegar num futuro, nem tão longínquo sem que se esgote o meio ambiente, é importante que o desenvolvimento sustentável seja implementado também nas dimensões econômicas, políticas, administrativas e socioambientais para que o Desenvolvimento Sustentável deixe de ser apenas mais um belo discurso, e traga de fato o desenvolvimento econômico, equitabilidade social e equilíbrio ecológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário