quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Jornal Mural a Voz do Yonne 2ª Edição (on line)



Jornal Mural a Voz do Yonne

Editorial:
(por Félix Freitas Jr.)

Retornamos nesta Segunda Edição do Jornal Mural, agora ampliada para os demais alunos do Colégio Yonne Maria Siqueira de Andrade. A Primeira Edição teve sua estréia no dia 26/06/2009 e ficou limitada aos alunos que tiveram a oportunidade de comparecer a sala de leitura. Agora todos os alunos terão a oportunidade de ter acesso ao Jornal Mural a Voz do Yonne.

Equipe do Jornal Mural A Voz do Yonne

O jornal mural terá três sessões:

1ª No Editorial comentaremos sobre as principais notícias da escola e da comunidade do km 32.

2ª Na seção Reportagem, falaremos sobre a Greve dos Professores Estaduais.

3ª Nesta seção teremos curiosidades como:

Você sabia? Comunicará aos alunos assuntos que não são muito divulgados. Nesta edição abordaremos a Lei que garante o Transporte Gratuito a Estudantes de Escola Pública.

Saúde. Irá falar sobre as doenças mais comuns na comunidade. Nesta Edição falaremos da Gripe Suína.

Voz dos alunos: É um espaço para alunos se comunicarem livremente e expressar comentários.

Equipe do Jornal Mural A Voz do Yonne:

Editor-Chefe: Felix Freitas Jr. – Turma 1003.

Coordenadoras: Profª Bárbara C. Dias e Profª Maria Claudia.

Projeto Gráfico e Arte: Profª Marise.

Logomarca: Lorranny Ramos – Turma 703.

Repórter: Davidson Luis Dos Santos – Turma 903

Editores: Jennifer Da Silva – Turma 802, Wagner Venâncio – Turma 903, Anna Julia Silva – Turma 703, Michael Marinho – Turma 903, Débora Damares – Turma 604, Sara Martins – Turma 804, Lidiane Melo – Turma 703.

Revisão de Texto: Profª Bárbara.

Local de Impressão: Sala de Leitura

Contatos:

Jornal Mural: a_voz_do_yonne@hotmail.com

Profª Bárbara: barbara.dcd@hotmail.com

Felix Freitas Jr.: felix_junior_1993@hotmail.com

Mais informações: http://yonne-elo21.blogspot.com


REPORTAGEM: PROFESSORES DO ESTADO ENTRARAM EM GREVE

(Por Félix Freitas Jr.)

Os Professores do Estado entraram em greve na quinta-feira três de Setembro, o motivo da greve foi o envio a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) do projeto de lei 2474/09 que previa a incorporação da gratificação Nova Escola ao salário base dos professores que atualmente é de R$: 540,00 líquidos (já com desconto). Essa incorporação seria em 6 anos, mas redução do aumento entre os níveis que ocorrem de cinco em cinco anos de 12% para 7,5%. Os professores ainda não recebem auxilio: vale transporte e alimentação; E os computadores que aparentemente foram dados para os professores pelo Governo, não foram dados e sim emprestados, quando o Governo bem quiser pode pegar os computadores de volta dos professores.

Por esse motivo, os Professores dos Estados entraram em Greve e fizeram passeatas e manifestações. Houve muita confusão no dia oito de Setembro em frente a ALERJ, A Policia foi chamada e houve correria, com alguns professores foram presos e outros feridos sem gravidade, com balas de borracha e bombas de efeito moral. Após quase duas semanas de greve no Estado os professore retornaram as aulas, na Terça-feira dia 15 de Setembro. Embora a lei não tenha sido aprovada, os 12% entre os níveis foram mantidos, mas a incorporação total da gratificação será somente em 2015.



Você Sabia? ÔNIBUS PARA ALUNOS DE TODAS AS ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

(Por Félix Freitas Jr.)

Hoje em dia muitos alunos pegam ônibus para vir à escola e voltar para suas casas, com uma lei, que nunca poderá ser desaprovada.

Porém, muitos motoristas de ônibus não seguem essa lei, por esse motivo colocarei para que vocês saibam seu direito de estudante.

Como funciona essa Lei?

Diz a lei: É permitido aluno de 1ª e 2ª grau, de escola publica, municipais, estaduais e federais, portadores de carteira de identidade estudantil (Caderneta ou RioCard Escolar) e uniformizados.

Lei Estadual nº 3.339 de 29 de dezembro de 1999.

Essa lei também vale em transportes alternativos como Vans e Kombi legalizadas que podem transportar até 2 passageiros com gratuidade: Idosos, portadores de necessidade especais e estudantes. Essa lei vale também para ônibus das empresas: Ponte Coberta, Gloria, Real Rio e Expresso.

OBS. Essa Lei só dispõe o direito se houver vagado na frente do ônibus ou transporte alternativo.

Essas empresas passam na nossa comunidade e nos leva para fora dela. Faça valer o seu direito de estudante.

Não é esmola que os donos das empresas estão nos oferecendo com gratuidade na passagem. A passagem é cara, já visando que parte desse dinheiro é para cobrir o dever deles, na lei dos estudantes, idosos, portadores de necessidade especiais e gestantes, principalmente na baixada onde a passagem pode chegar até R$: 5,50.


SAÚDE: GRIPE SUÍNA – INFLUENZA A - H1N1.

(Por Félix Freitas Jr.)

A Gripe Suína ou Influenza A - H1N1, é transmitida por conversa, contado direto ou indireto. Essa doença tem causado várias vítimas em todo o país, os sintomas são os mesmos da gripe comum, porém mais forte. Se você apresentar, dor de cabeça, febre, tosse com secreção e cansaço procure imediatamente um posto de saúde, com seus documentos e uma máscara para respirar, caso você não tenha a doença não corre o risco de pegar nos postos.

Como se Prevenir?

Lavando bem as mãos com água e sabão, ao tossir e espirar cubra o rosto com o antebraço ou toalhinha pessoal, na escola lavar as mãos ao chegar com álcool gel que esta disponível para os alunos, não compartilhar materiais escolares.

Se na escola você apresentar os sintomas de: dor de cabeça, febre, tosse com secreção e cansaço, procure a direção e peça uma licença doença.

Faça sua parte para banirmos essa gripe que pode ter uma grande redução com a chegada do verão.


A VOZ DOS ALUNOS: VOCÊ ACHA QUE DEVERIA HAVER POLICIAMENTO NAS PORTAS DAS ESCOLAS DO KM 32?

(Por Felix Freitas Jr.)

Responda essa questão em uma urna que será colocada no refeitório dia 21 de Setembro a partir das 9:00.

Com resposta:

Sim, deveria ou  Não, deveria.

________________________________________________________________________

[Edição fechada e publicada no dia 17/09/2009 - Durante a Reunião do ELO 21 Yonne]


Jornal Mural Impresso em Mural Externo à Sala de Leitura.

Um comentário:

  1. Fazer jornal e uma forma de interagir,porém melhor ser cidadão(a),cobrando do poder público benfeitorias e participando das reivindicações.

    ResponderExcluir