sexta-feira, 9 de abril de 2010

Tragédia em Niterói

Não era ATERRO SANITÁRIO em Niterói como muitos pensam e noticiam, o morro do Bumba era um LIXÃO desativado. Para entender as diferenças básicas, é interessante analisar as definições de ambos:

1) Um lixão é uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo. Não tem nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos - o chorume (líquido preto que escorre do lixo). Este penetra pela terra levando substancias contaminantes para o solo e para o lençol freático. No lixão o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite as conseqüências ambientais e sociais negativas.

2) Em um aterro sanitário antes de se iniciar a disposição do lixo teve o terreno preparado previamente com o nivelamento de terra e com o selamento da base com argila e mantas de PVC, esta extremamente resistente. Desta forma, com essa impermeabilização do solo, o lençol freático não será contaminado pelo chorume.


fonte: http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=144&Itemid=251



Como podemos perceber, se fosse em Aterro Sanitário o que aconteceu em Niterói não teria chances de ter acontecido, pois uma vez que se encerram as atividades no Aterro ele seria selado e nada mais é construído naquele local. Indo além o texto nos fala "no lixão o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite as conseqüências ambientais e sociais negativas." Só a título de curiosidade, no Estado do Rio de Janeiro não há nenhuma forma de deposição de resíduos na forma de Aterro Sanitário, temos muito mal um Aterro controlado em Gramacho... Os danos socioambientais vão muito além do deslizamento que ocorreu lá em Niterói... Era uma tragédia anunciada, como muitas outras em nosso Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário