quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Projeto de Coleta Seletiva Solidária no Estado do Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro produz aproximadamente 12.000 toneladas de lixo por dia, estima-se que quase 80% desse total vão parar em lixões sem qualquer tipo de tratamento, ou seja, sem sequer terem tido a possibilidade de passarem por um processo de reciclagem.

Em 2008, o Plano Diretor de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PEGIRS) foi criado com o objetivo de diminuir o lixo, aumentando a vida útil dos aterros, além de gerar trabalho e renda para os Catadores de Materiais Recicláveis. As instituições responsáveis pela sua implantação são a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Um dos mais importantes Projetos do PEGIRS, é a implantação da Coleta Seletiva Solidária no Estado do Rio de Janeiro.

Esse projeto visa cumprir o Decreto Estadual nº 40.645/07, que instituiu a implantação de programa de coleta seletiva solidária nas repartições públicas estaduais, com a separação na fonte dos resíduos sólidos recicláveis produzidos e sua doação às cooperativas ou associações de catadores cadastradas.

Como iniciar o processo?? Visite o site do Programa Coleta Seletiva Solidária



Os passos para a implantação da coleta seletiva solidária são os seguintes:

1. Criação da Comissão para Coleta Seletiva Solidária;
2. Diagnóstico;
3. Planejamento das ações;
4. Compra dos equipamentos;
5. Informação e mobilização dos funcionários;
6. Implantação da coleta;
7. Destinação às cooperativas de catadores de materiais recicláveis;

Mais informações em:

Coleta Seletiva Solidária

Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário