sábado, 10 de dezembro de 2011
Doe Todos os dias com um click...
O que é o clickarvore ?
O clickarvore é um programa de reflorestamento com espécies nativas da Mata Atlântica pela Internet. Cada click corresponde ao plantio de uma árvore, custeado por empresas patrocinadoras, e agora também pela própria sociedade civil através de uma nova ferramenta de e-commerce..
De quem é a iniciativa ?
O clickarvore é uma parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica, o Instituto Ambiental Vidágua e o Grupo Abril, com o apoio de empresas patrocinadoras.
Como funciona ?
A Fundação SOS Mata Atlântica, o Instituto Ambiental Vidágua e o Grupo Abril unem seus esforços neste Programa para captar recursos e convertê-los em árvores com a ajuda da Internet. Para cada click, uma árvore será plantada. Assim, pretendemos mudar o atual quadro de devastação da Mata Atlântica.
Quais os objetivos do clickarvore ?
· Apoiar iniciativas locais de recuperação de áreas, fornecendo mudas de árvores nativas e informações técnicas adequadas;
· Fomentar a produção de mudas e a coleta de sementes florestais das espécies nativas da Mata Atlântica;
· Recuperar áreas de preservação permanente, controlando os processos erosivos e de assoreamento dos corpos d’água;
·Mobilizar a sociedade civil para participar de projetos de reflorestamento;
· Apoiar a formação de corredores biológicos entre as diferentes ilhas de remanescentes florestais;
· Gerar empregos em viveiros florestais e propriedades rurais durante os plantios;
· Capacitar técnicos, agentes comunitários, professores e instituições sobre técnicas de reflorestamento, microbacias, produção de mudas e manejo adequado de áreas replantadas;
· Promover a educação ambiental;
Qual a importância deste programa no controle de erosões e assoreamento de rios?
Com o reflorestamento, reduzimos o sério problema da perda de terra por meio de erosões. Estima-se que 80% do Estado de São Paulo esteja sofrendo processos erosivos acima dos limites toleráveis, causando perdas de 194 milhões de toneladas de terra por ano, sendo que até 45 milhões de toneladas/ano chegam aos mananciais na forma de assoreamentos (BELLINAZZI JR R. Et alli.).
Geralmente toda esta terra caminha através de contínuos processos erosivos para dentro de recursos hídricos (reservatórios hidrelétricos, mananciais e demais corpos d’água), acelerando o assoreamento. Este problema pode ser minimizado com reflorestamentos em áreas de
preservação permanente, incentivados através deste programa.
Qual a importância deste programa no combate ao efeito estufa?
Um dos maiores problemas ambientais da atualidade é o aquecimento global, também conhecido como efeito estufa, provocado pelo lançamento de 7 bilhões de toneladas/ano de gás carbônico na atmosfera, resultado da queima de combustíveis e de outras atividades humanas.
O plantio de árvores é hoje uma das melhores soluções para amenizar o problema, uma vez que durante a fotossíntese as árvores transformam o gás carbônico do ar em alimento, seqüestrando-o da atmosfera.
Com a implantação da Convenção de Mudanças Climáticas e com o Protocolo de Kyoto, cresce a demanda pela implantação de projetos capazes de promover o seqüestro do carbono atmosférico.
Qual a importância deste programa na formação de corredores ecológicos?
Com os desmatamentos, animais e plantas vivem isolados em pequenas manchas de florestas cercadas por cidades e plantações.
Os corredores ecológicos promovem a conexão entre os diferentes remanescentes florestais, a fim de proteger a biodiversidade, permitindo o cruzamento de indivíduos entre populações diferentes da mesma espécie, possibilitando ainda o próprio enriquecimento das áreas recuperadas.
Como receber as mudas?
Os proprietários de terras interessados em receber as mudas doadas pelo Clickarvore devem efetuar um cadastro através do link Inscreva seu Projeto, se os dados estiverem de acordo com os parâmetros do Programa será solicitado o envio de um projeto e a assinatura de um contrato, onde o proprietário assume o compromisso de zelar pelo material doado. Formalizado o contrato, as mudas serão disponibilizadas para retirada no viveiro indicado pelo Programa.
Quem vai plantar as mudas ?
Os plantios são executados diretamente pelos proprietários que devem retirar as mudas no viveiro cadastrado indicado pelo Programa.
Onde as árvores são plantadas ?
O Programa visa o plantio de mudas de espécies nativas de Mata Atlântica em áreas degradadas dos 17 Estados, entre o Rio Grande do Norte e o Rio Grande do Sul, que compõem este bioma.
Quais árvores são plantadas ?
Todas as árvores plantadas são nativas da Mata Atlântica, identificadas em trabalhos e estudos científicos, como por exemplo, o ipê, a peroba, o ingá, o palmito juçara, o angico, o jequitibá-rosa, o guarantã, o pau-marfim, a aroeira, o cedro entre outras espécies. Para acompanhar alguns plantios, acesse o link Projetos em Andamento.
O reflorestamento busca auxiliar no processo de recuperação da floresta através do plantio de espécies nativas, preferencialmente de caráter regional, de forma a ampliar as possibilidades de manutenção das florestas. Para tanto são determinadas certas prioridades, como a recuperação de recursos hídricos e manutenção de biodiversidade, de forma a aumentar a eficiência do processo.
Cada uma destas prioridades é então atendida através de plantios em áreas estratégicas que possibilitem maior êxito na manutenção dos fatores ambientais. No caso de recursos hídricos, por exemplo, são priorizadas as Matas Ciliares, quecrescem ao redor de corpos d’água, auxiliando na manutenção da quantidade e qualidade da água. Para auxiliar na manutenção da biodiversidade são priorizadas a ampliação de fragmentos florestais e a criação de corredores ecológicos, que ligam um fragmento ao outro. Outras áreas prioritárias incluem APPs (Áreas de Preservação Permanente), habitats específicos de certas espécies ameaçadas, zonas de amortecimento (em volta de Unidades de Conservação), entre outras.
hoje eles tem mais de 22.414.373 arvores doadas.
faça sua parte doe um arvore basta clicar.
Etiquetas:
Agenda 21 Escolar,
Aquecimento Global,
Divulgação,
Educação Ambiental,
Lixo,
Meio Ambiente
Assinar:
Postagens (Atom)